Tudo Sobre Espiritualidade Luz solar penetrando nuvens escuras sobre o desfiladeiro profundo - Tudo Sobre Espiritualidade Bandeira

Elan Vital


Elan Vital – A organização e Suas Origens
Elan Vital é o nome que designa diversas entidades que promovem e apoiam o trabalho de Prem Rawat, o líder atual de um movimento que promove a paz interior. Elan Vital era originalmente conhecido como a Missão da Luz Divina, fundada por Hans Ram Singh Rawat. O nome hindu da Missão Luz Divina era Divya Sandesh Parishad. Elan Vital não se considera uma religião, na verdade, os seguidores de Elan Vital insistem que alguém pode praticar as verdades expostas por Prem Rawat e ainda permanecer fiel à sua própria religião. Embora os aderentes aos dogmas de Elan Vital sejam encorajados a praticar os seus princípios em privado, nenhuma raça ou grupo religioso é excluído da sua mensagem de paz.

Elan Vital divorciou-se das suas origens hindus e sikhs e removeu seus rótulos indianos a fim de torná-lo mais aceitável para um público mais amplo, ou seja, aqueles de culturas ocidentais. A organização foi originalmente constituída como a Missão da Luz Divina em 1971. Foi posteriormente aceita como uma organização de caridade sem fins lucrativos em 1974 e reconhecida como uma igreja pela Receita Federal em 1983.

Os seguidores de Elan Vital que terminam com sucesso o treinamento das técnicas para a paz interior podem receber um “cartão inteligente” que lhes permite o acesso aos eventos patrocinados por Prem Rawat. Em seus estágios iniciais, os seguidores eram treinados face a face para aprender as técnicas de ganhar a paz interior. Os devotos modernos na maioria das vezes recebem esses ensinamentos através de um vídeo de treinamento sofisticado; esse método proporciona um alcance mais amplo.


Elan Vital – Quem é o seu líder atual?
Elan Vital é atualmente liderado por Prem Rawat. Prem Rawat começou a falar publicamente sobre a paz interior quando ainda tinha apenas três anos de idade. Prem Rawat aceitou o ensino da paz interior como a sua responsabilidade pessoal depois da morte de seu pai, Hans Ram Singh Rawat. Hans Ram Singh Rawat também era conhecido como Shri Hans Ji Maharaj e foi o fundador da Missão da Luz Divina. Carinhosamente conhecido como Maharaji por seus alunos, Prem Rawat expõe a mensagem de que a verdadeira felicidade só pode ser encontrada através do autoconhecimento. O autodescobrimento leva à paz interior.

Para citá-lo: “A paz precisa fazer parte da vida de todos. De todas as coisas que já tentamos neste mundo, há uma coisa que nunca recebeu uma chance. Essa uma coisa é a paz. Se quisermos ter esperança por algo, talvez poderíamos esperar que a paz virá em nossa vida. A paz pela qual estamos procurando está dentro de nós. Está no coração, esperando ser sentida e eu posso ajudá-lo a entrar em contato com ela. Não é o mundo que precisa de paz, são as pessoas. Quando as pessoas no mundo possuem paz interior, o mundo estará em paz.”” Prem Rawat atualmente não recebe nenhuma compensação pela venda de seus escritos ou qualquer um dos vídeos de apresentação de Elan Vital. Ele acredita que todos tenham o direito à paz interior e oferece a sua mensagem de forma gratuita.

A paz interior, como ensinada por Prem Rawat, é adquirida pela prática de quatro técnicas de conhecimento. A primeira técnica é “luz” e envolve uma pressão cuidadosa sobre os olhos para abrir o “terceiro olho”. A segunda técnica é o “som” e envolve pôr as mãos em forma de concha por cima dos ouvidos e templos para ouvir a “música celestial”. A terceira técnica é “palavra” ou “nome” e é um instrumento de meditação para regularizar a respiração. A quarta técnica é o “néctar da vida” e envolve um posicionamento cuidadoso da língua para saborear o néctar da vida. Cada técnica é praticada por 15 minutos durante uma sessão de 2 a 2 ½ horas. Estes métodos, como ensinados por Prem Rawat, ajudam a ganhar controle sobre o que está “fora de controle” e caótico na vida de alguém, alcançando assim a paz interior.


Elan Vital – Como se compara com os ensinamentos bíblicos?
Elan Vital ensina a seus seguidores que a paz interior pode ser obtida pela iluminação que emana do autoconhecimento. Elan Vital é supostamente aberto a qualquer pessoa. Segundo Elan Vital, se alguém cuidadosamente e regularmente pratica as quatro técnicas de conhecimento, então essa pessoa pode obter a verdadeira felicidade. Estes seguidores acreditam que através de metodologia e treinamento, a paz interior pode ser cultivada. Outros, no entanto, acreditam que para realmente conquistar a paz verdadeira, deve haver uma intervenção divina.

Elan Vital estava originalmente mergulhado na ideologia hindu e sikh. Acredita-se que o hinduísmo não tenha nenhum dogma específico, mas é apenas um modo de vida. A doutrina do Sikhismo simplesmente encoraja os seus seguidores a meditar no “nome santo”, trabalhar diligentemente e honestamente e a compartilhar os frutos do seu trabalho. Embora Elan Vital tenha tentado separar o seu estado atual daquelas origens, ainda existe a crença simplista de que a paz interior pode ser encontrada por cada pessoa dentro de si.

Estas crenças estão em contradição direta com as crenças bíblicas do Cristianismo. O Cristianismo ensina que a paz deve ser concedida a nós; é um dom de Deus. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27). Buscar a paz dentro de si mesmo é uma perda de tempo porque dentro de cada um de nós só existe caos e turbulência; longe de Deus o nosso coração enganoso é cheio de escuridão e incognoscível. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

Apenas ao obter uma posição correta diante de Deus é que uma pessoa pode encontrar a paz. Através de fé na obra consumada de Cristo, nós podemos ter uma comunhão íntima com Deus. Esta união é a fonte da verdadeira paz porque os pecados que nos separam de Deus foram lavados pelo sangue de Cristo. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. . .” (Romanos 5:1).

Aprenda mais!



O que você acha?
Todos nós pecamos e merecemos o julgamento de Deus. Deus, Pai enviou o Seu único Filho para satisfazer o julgamento por aqueles que creem nEle. Jesus, o Criador e eterno Filho de Deus, viveu uma vida sem pecado e nos ama tanto que morreu pelos nossos pecados, tomando sobre Si o castigo que nós merecemos, foi enterrado, e ressuscitou dos mortos, de acordo com a Bíblia. Se você realmente crê e confia nisso de coração, e escolher receber a Jesus como o seu único Salvador, declarando, "Jesus é o Senhor", você será salvo do julgamento e passará a eternidade com Deus no céu.

Qual a sua resposta?

Sim, eu quero seguir Jesus

Eu já sou um seguidor de Jesus

Ainda tenho dúvidas





Como posso conhecer a Deus?




Se você morresse, por que Deus deveria deixar você entrar no céu?


Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutSpirituality.org, Todos os Direitos Reservados